Resumo do Livro:
Um adequado sistema de controlo de gestão ajuda a empresa a ter sucesso, pelo que urge divulgar os seus objetivos e as suas técnicas. É isso que os autores se propuseram fazer com a publicação das ideias expressas neste livro por si consideradas como um contributo relevante importante para o desenvolvimento dos modelos de gestão e, que por isso, não poderiam manter-se num circulo restrito. A forma como se vislumbra os sistemas de controlo de gestão esta espelhada na estrutura do livro que sistematiza esta temática em quatro parte distintas:
Na parte introdutória, que compreende o capitulo I, descreve a filosofia geral que deve estar presente num sistema de controlo de gestão e as suas fases de desenvolvimento;
Na segunda parte, que compreende os capítulos II a V, trata dos instrumentos de pilotagem, ou seja, dos produtos que o controlo de gestão pode oferecer aos gestores, desenvolvendo os principais aspetos relacionados com o planeamento e o monitorização das atividades, quer na perspetiva financeira (análise de valor por segmentos, decomposição de desvios por múltiplos causas), quer não financeira (tableaux de bord e balanced scorecard).
Na terceira parte que compreende os capítulos VI e IX, focaliza os principais aspetos relacionados com estruturas organizacionais baseadas em centros de responsabilidade, sistemas de preços internos e modelos de avaliação do desempenho, procurando demonstrar de que forma a estrutura pode alinhar as decisões dos gestores no sentido da realização da estratégia, incutindo nos seus comportamentos um espirito empreendedor. Por ultimo, a quarta parte, que compreende os capítulos X e XI, trata dos aspetos relacionados com a conceção e implementação do sistema de controlo de gestão, os quais incidem sobre as necessidades de diagnóstico do sistema de controlo de gestão e sobre o papel do controlador de gestão.