Resumo do Livro:
Os autores assumem neste livro o grande desafio em esquematizar e sintetizar normativos contabilísticos de grande espectro doutrinário, em algo substancialmente mais simplificado, com a finalidade de orientar e ajudar o leitor á sua consulta e ao seu estudo. Naturalmente, a presente publicação não tem como objetivo construir um manual de aplicação das normas internacionais de contabilidade, nem tão pouco reescreve-las, mas tão somente proporcionar uma consulta para quem pretenda levar a efeito o seu estudo mais profundo.
Sendo assim, e na senda dos objetivos acima enunciados, constituiu principal preocupação estruturar a presente publicação por forma a, por um lado, permitir ao leitor encontrar o mais fácil e rapidamente possível qualquer informação fundamental relacionada com o tema ou, simplesmente, explorar de forma didática os principais componentes do normativo internacional.
Tais preocupações estiveram na origem da opção em apresentar os conceitos em quadros- tipo com modelo estandardizado o qual, em nossa opinião, facilita a identificação dos pontos – chave e, por conseguinte, torna a sua leitura mais “leve” e focalizada. Neste sentido, foram por um lado reveladas algumas situações sob a forma de numeração contudo sem continuidade e, por outro, deixadas propositadamente em branco algumas páginas com o objetivo de facilitar a leitura dos quadros e complementar com notas pessoais. Como se referiu, não constitui uma manual de estudo de normas internacionais de contabilidade, mas sim um auxiliar na identificação do essencial e de apoio á sua consulta, pelo que se centrou no detalhe dos itens das demonstrações financeiras.